10 Exercícios: Mercantilismo e Absolutismo
Sumário do
0 of 10 questions completed
Questões:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
You have already completed the teste before. Hence you can not start it again.
Teste is loading…
You must sign in or sign up to start the teste.
Você precisa primeiro terminar os seguintes:
Resultado
Resultado
0 of 10 questions answered correctly
Your time:
Time has elapsed
You have reached 0 of 0 point(s), (0)
Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Essay(s) Pending (Possible Point(s): 0)
Categories
- Not categorized 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondida
- Revisar
- Question 1 of 10
1. Question
UNICENTRO 2019
Assinale a alternativa correta sobre as principais características do mercantilismo como política econômica do Estado Absolutista.
CorretaIncorreta - Question 2 of 10
2. Question
UNIFENAS Tarde 2018/1
Para conseguir que a balança comercial fosse favorável, o Estado devia adotar uma série de medidas protecionistas, como incentivar a produção interna de artigos que pudessem concorrer vantajosamente no exterior. O Estado devia também dificultar a entrada de produtos concorrentes, a fim de resguardar seu mercado interno e o de suas colônias. O protecionismo se fazia por meio da política alfandegária.
(Gilberto Cotrim, História Global Brasil e Geral, Saraiva, São Paulo, 2012, p. 255)
O texto permite identificar uma importante política econômica do Estado Moderno. Trata-se do
CorretaIncorreta - Question 3 of 10
3. Question
UniAtenas 2018/1
Analise os documentos abaixo e responda à questão.
DOCUMENTO 01
Imagem 01: KISNER, Pauline (2015). Diários anacrônicos. A sociedade francesa na época de Maria Antonieta. O glorioso Palácio de Versalhes, construído por Luis XIV (avô do marido de Maria Antonieta) ainda no século XVII. Um lugar para reunir a nobreza sob os olhares atentos do rei e para celebrar a etiqueta como forma de identificação da nobreza.
Disponível em: http://diariosanacronicos.com/anakhros/2015/11/25/a-sociedade-francesa-na-epoca-de-maria-antonieta/.DOCUMENTO II
“É somente na minha pessoa que reside o poder soberano.” […] “é somente em mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade, a plenitude desta autoridade, que eles não exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; é unicamente a mim que pertence o poder legislativo, sem dependência e sem partilha; é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem, não à formação, mas ao registro, à publicação, à execução da lei, e que lhes é permitido advertir-me o que é do dever de todos os úteis conselheiros; toda a ordem pública emana de mim, e os direitos e interesses da nação que se pretende ousar fazer um corpo separado do Monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente nas minhas mãos.”
MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 1990.p.58.Com base nesses documentos e em seus conhecimentos sobre o Antigo Regime na Europa, é possível afirmar que a sociedade francesa durante o reinado de Luís XIV (1661-1715) estava organizada em
CorretaIncorreta - Question 4 of 10
4. Question
UPE 2° Fase 2°Dia 2018
Na Europa ocidental, a burguesia surge entre os séculos X e XI, sob a forma mercantil, isto é, composta por comerciantes, cambistas e emprestadores de dinheiro, sendo aumentada logo em seguida com a participação dos artesãos urbanos. Durante muito tempo, o poder político esteve nas mãos da nobreza, dos grandes senhores de terras, o que não impediu o crescimento e enriquecimento da burguesia. Com a formação das monarquias absolutistas, unificando territórios, mercados, leis, moedas e tributos, o poder político se concentrou nos reis. Bastante enriquecida, uma parte da burguesia começou a comprar terras, conquistar títulos de nobreza e, inclusive, a assumir cargos nos governos.
MIGLIOLI, Jorge. Dominação burguesa nas sociedades modernas. Fonte: https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo205Artigo1.pdf / Adaptado.
Para conquistar o domínio sobre os demais membros da sociedade, o grupo descrito no texto se utiliza de diversos instrumentos, tendo-se como principal
CorretaIncorreta - Question 5 of 10
5. Question
FAMECA 2017
Na perspectiva mais geral, o Antigo Regime – mais rígido ou mais flexível de país para país – representava o quadro institucional que permitiu a formação e cristalização da etapa mercantil do capitalismo (capitalismo comercial); a dinâmica própria do desenvolvimento capitalista, por seu turno, ao ampliar as áreas de ação, intensificar o ritmo de crescimento econômico, tende a promover constantes reajustamentos.
(Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808), 1981.)
O texto menciona, direta ou indiretamente, três elementos centrais no processo de formação do capitalismo comercial. Esses elementos são
CorretaIncorreta - Question 6 of 10
6. Question
FACASPER 2017
Em um Estado absolutista, o crime maior é o de infidelidade, é a inconfidência, o crime de lesa-majestade. A vontade do soberano é um princípio que, por si, justifica as medidas tomadas pelos agentes do Estado. Foi na França que o absolutismo atingiu o seu máximo desenvolvimento na Idade Moderna. Luís XIV, apelidado de Rei Sol, foi o monarca que melhor encarnou a figura de um rei absoluto.
Fonte: ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. São Paulo. Brasiliense, 1985. p. 18.
A respeito da forma de governo descrita no texto, é correto afirmar:
CorretaIncorreta - Question 7 of 10
7. Question
PUC-RS Verão 2017
O Parlamento Inglês, ao promulgar o chamado Ato de Supremacia (Act of Supremacy), em 1534, subordinou as leis da Igreja à soberania jurídica das leis civis, concedendo ao Rei Henrique VIII o poder de “único chefe supremo da Igreja”. O resultado do Ato de Supremacia foi/foram:
CorretaIncorreta - Question 8 of 10
8. Question
Unit-SE Caderno 2 – Medicina 2016
“O Estado sou eu”
Essa frase, atribuída ao rei francês Luís XIV, simboliza o Antigo Regime, que continha, entre suas características,
CorretaIncorreta - Question 9 of 10
9. Question
Unioeste 1° Dia 2014
Assinale a alternativa CORRETA. “O Estado Sou Eu!” Esta frase, atribuída ao rei da França Luís XIV (1638- 1715), expressa
CorretaIncorreta - Question 10 of 10
10. Question
UPF Prova de verão 2014
Nos séculos XIV e XV, a Europa medieval vivenciou uma grave crise geral, que abalou profundamente as estruturas da sociedade, abrindo espaços para a criação de relações capitalistas no interior dessas sociedades europeias, dando início ao que se convencionou chamar de Idade Moderna. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não caracteriza os efeitos da transição da Idade Média para a Idade Moderna.
CorretaIncorreta