10 exercícios sobre poluição de rios e lixões. Ótimo meio para você se preparar ainda mais para o ENEM deste ano.
Sumário do
0 of 10 Questões completed
Questões:
Information
Você já concluiu o teste antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Teste is loading…
You must sign in or sign up to start the teste.
Você precisa primeiro terminar o seguinte:
Resultado
Resultado
0 of 10 Questões answered correctly
Seu tempo:
Time has elapsed
Você alcançou 0 de 0 ponto(s), (0)
Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Essay(s) Pending (Possible Point(s): 0)
Pontuação Média | |
Sua pontuação |
Categories
- Not categorized 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Current
- Revisar
- Respondida
- Correta
- Incorreta
- Question 1 of 10
1. Question
ENEM PPL 1° Dia 2014
Uma cidade que reduz emissões, eletrifica com energia solar seus estádios, mas deixa bairros sem saneamento básico, sem assistência médica e sem escola de qualidade nunca será sustentável. A mudança do regime de chuvas, que já ocorre por causa da mudança climática, faz com que inundações em áreas com esgoto e lixões a céu aberto propaguem doenças das quais o sistema de saúde não cuidará apropriadamente.
ABRANCHES, S. A sustentabilidade é humana e ecológica. Disponível em: www.ecopolitica. com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).
Problematizando a noção de sustentabilidade, o argumento apresentado no texto sugere que o(a)
CorretaIncorreta - Question 2 of 10
2. Question
UCPEL Verão 2014
Os problemas ambientais atingem grande parte das cidades brasileiras. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, quase 40% dos domicílios brasileiros não estavam sequer conectados à rede coletora de esgotos. Em boa parte dos casos em que o esgoto é coletado, não há tratamento. Segundo dados do próprio governo federal, apenas 38% de todo o esgoto produzido no Brasil recebe algum tipo de tratamento. O resto ameaça a saúde das pessoas e o meio ambiente.
Sobre os problemas ambientais urbanos no Brasil, é correto afirmar que
CorretaIncorreta - Question 3 of 10
3. Question
UnB 1° Dia 2009/2
A arte retrata a vida
[1] Cidade de Deus mescla entretenimento e realidade
brasileira. Logo de início, o filme apresenta sons e imagens
de uma faca sendo amolada. Em seguida, surgem rápidas
[4] cenas que mostram um animado churrasco, com muita
música, carne e alegria. Em um canto, estão presas várias
galinhas, que, aos poucos, vão sendo depenadas e mortas.
[7] Uma delas assiste a tudo com olhar atônito. “Não quero
morrer”, deve pensar consigo mesma, “preciso sair daqui”.
A galinha consegue se soltar e foge, o mais rápido que pode,
[10] pelas estreitas ruas do local onde se encontra. Esse insólito
início causa espanto em quem conhece um pouco da história
de Cidade de Deus, filme dirigido por Fernando Meirelles.
[13] Não seria este o filme a mostrar e debater a questão da
violência nas favelas brasileiras? Mas esta surpresa não dura
muito tempo. Em meio à tentativa de se capturar novamente
[16] a galinha fugitiva, alguém grita para atirar nela.
Francisco Russo. Sétima arte (com adaptações).
Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o seguinte item.
Os temas violência e favelização abordados no filme Cidade de Deus remetem ao processo de periferização em cidades brasileiras, alimentado pelo crescimento populacional.
CorretaIncorreta - Question 4 of 10
4. Question
UFVJM 2013/1O saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas para melhorar a vida e a saúde através do abastecimento de água potável, recolhimento do esgoto sanitário, manejo de resíduos sólidos, entre outras ações.
Uma pesquisa realizada no Brasil sobre a questão do saneamento traz estas conclusões:
I – Atendimento em água potável: quando consideradas as áreas urbanas e rurais do País, a distribuição de água atinge 81,1% da população;
II – O atendimento em coleta de esgotos: chega a 46,2% da população brasileira;
III– As regiões Norte e Nordeste tiveram as menores parcelas de domicílios atendidos por este serviço, com 13,5% e 33,8%, respectivamente, do total de domicílios da região, equivalentes a, respectivamente, 555 mil e 5,2 milhões de domicílios;
IV – Cada R$ 1 investido em saneamento gera economia de R$ 4 na área de saúde.
Fonte: http://www.tratabrasil.org.br/situacao-do-saneamento-no-brasil, data de acesso: 30/05/2013Com base nessas informações é correto afirmar:
CorretaIncorreta - Question 5 of 10
5. Question
ENEM 2ª Aplicação – 1º Dia 2010
O crescimento rápido das cidades nem sempre é acompanhado, no mesmo ritmo, pelo atendimento de infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida. A deficiência de redes de água tratada, de coleta e tratamento de esgoto, de pavimentação de ruas, de galerias de águas pluviais, de áreas de lazer, de áreas verdes, de núcleos de formação educacional e profissional, de núcleos de atendimento médico–sanitário é comum nessas cidades.
ROSS, J. L. S. (Org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009 (adaptado).
Sabendo que o acelerado crescimento populacional urbano está articulado com a escassez de recursos financeiros e a dificuldade de implementação de leis de proteção ao meio ambiente, pode-se estabelecer o estímulo a uma relação sustentável entre conservação e produção a partir
CorretaIncorreta - Question 6 of 10
6. Question
UECE 2° Fase 2°Dia 2011/2
Os lixões são considerados o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade. Representam um grave problema ambiental e de saúde pública. Sobre esse problema no Brasil, é correto afirmar-se que os lixões
CorretaIncorreta - Question 7 of 10
7. Question
UFRGS 3 DIA BIO – QUIM – GEO 2015
Observe a figura abaixo.
Em relação à figura apresentada, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O uso de lixões a céu aberto nas cidades causa problemas ao ambiente e à saúde pública. Alternativas a essa prática, para resíduos especiais como os hospitalares, como …….. e …….. podem reduzir o impacto ambiental.
CorretaIncorreta - Question 8 of 10
8. Question
UnP Sábado (MEDICINA) 2014/2
O Brasil produz diariamente mais de 200 mil toneladas de lixo. Desse total, 42,4% não têm destinação adequada, indo parar em lixões, que são locais onde os resíduos são lançados a céu aberto, sem nenhum controle, ou em alguns aterros sanitários controlados por alguma empresa.
Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta quanto ao destino do lixo no Brasil.I – Uma boa solução para o lixo são aterros sanitários, áreas nas quais os resíduos são compactados e cobertos por terra.
II – Outra forma, talvez a melhor de todas, é a reciclagem, pois se trata do reaproveitamento do lixo para fazer novos bens, reduzindo a sobrecarga dos depósitos.
III – Em 2010, foi criada uma lei de resíduos sólidos, que estabelece o fechamento de todos os lixões até agosto de 2014, obrigando todas as prefeituras a construírem aterros sanitários.CorretaIncorreta - Question 9 of 10
9. Question
UNIFOR Prova 1ª Fase 2011/1
Atualmente, vivemos em um ambiente onde a natureza é profundamente agredida. As características de consumo das sociedades modernas criaram problemas de degradação ambiental por lançamentos, cada vez maiores e indiscriminados, de dejetos líquidos sólidos e gasosos, de origens comerciais, industriais ou residenciais ao meio ambiente. Os lixões, muitos deles situados às margens de rios e lagoas, são outro foco de problemas. Como exemplo de lixo, temos as sobras de alimentos, embalagens, papeis, plásticos e outros.
SALES, Júlio César de. Lixo, reciclagem e educação ambiental, in Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. Disponível em www.fdr.com.br/mudancasclimaticas,com adaptações
Com relação aos problemas que os resíduos causam ao meio ambiente, marque a opção CORRETA
CorretaIncorreta - Question 10 of 10
10. Question
UFN Inverno 2013
O gráfico apresenta o destino final dos resíduos no Brasil.
Em relação ao destino final dos resíduos no Brasil,
I. cerca de 76% dos resíduos recolhidos vão para lixões a céu aberto que evitam a contaminação do lençol freático, além de proporcionar a sobrevivência de milhares de catadores.
II. a usina de compostagem, ainda pouco utilizada, é uma excelente alternativa para o lixo orgânico, que pode ser transformado em adubo para plantações por meio do processo de decomposição biológica.
III. os aterros sanitários recebem cerca de 23% dos resíduos e são indicados para o lixo que não pode ser transformado ou reciclado, além de serem planejados para dispor os resíduos sólidos de maneira segura, evitando a contaminação das águas subterrâneas e outros impactos ao ambiente.Está(ão) correta(s)
CorretaIncorreta