No Enem 2020 Curso Gratuito - Videoaulas online de todas as matérias

  • No Enem 2020 Curso Gratuito - Videoaulas online de todas as matériasNo Enem 2020 Curso Gratuito - Videoaulas online de todas as matérias
  • Login
    • Suporte
  • Minhas Aulas
    • Cronograma ENEM 2020
  • TV
  • Whatsapp
  • Busca

Simone de Beauvoir

Comentários desativados em Simone de Beauvoir

3 exercícios sobre os pensamentos de  Simone de Beauvoir para você por em prática o assunto da aula

Time limit: 0

Sumário do

0 of 3 questions completed

Questões:

  1. 1
  2. 2
  3. 3

Information

You have already completed the teste before. Hence you can not start it again.

Teste is loading…

You must sign in or sign up to start the teste.

Você precisa primeiro terminar os seguintes:

Resultado

Teste complete. Results are being recorded.

Resultado

0 of 3 questions answered correctly

Your time:

Time has elapsed

You have reached 0 of 0 point(s), (0)

Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Essay(s) Pending (Possible Point(s): 0)

Pontuação Média
 
 
Sua pontuação
 
 

Categories

  1. Not categorized 0%
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  1. Respondida
  2. Revisar
  1. Question 1 of 3
    1. Question

    Colégio Pedro II

    Até os doze anos a menina é tão robusta quanto os irmãos e manifesta as mesmas capacidades intelectuais; não há terreno em que lhe seja proibido rivalizar com eles. Se, bem antes da puberdade e, às vezes, mesmo desde a primeira infância, ela já se apresenta como sexualmente especificada, não é porque misteriosos instintos a destinem imediatamente à passividade, ao coquetismo, à maternidade: é porque a intervenção de outrem na vida da criança é quase original e desde seus primeiros anos sua vocação lhe é imperiosamente insuflada. (BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo (Vol. 2). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 9-10.) Os estudos de Simone de Beauvoir (1908-1986) contribuíram incontestavelmente para os debates acerca da situação da mulher e a luta para a igualdade de gênero. A partir do trecho acima, assinale a opção que melhor demonstra o problema apresentado pela filósofa.

    Correta

    Incorreta

  2. Question 2 of 3
    2. Question

    IFSulDeMinas 2018/2

    Texto

    O gênero da ciência ou sobre silêncios e temores em torno de uma epistemologia feminista

    “Elas recebem menos convites para avaliar o trabalho de seus pares. E meninas se veem como menos brilhantes desde os 6 anos”. Editoria de Ciências – El País

     

    [1]   A notícia saiu no início de 2017, trazendo dados de duas pesquisas científicas sobre o alijamento de mulheres
    do campo de investigações acadêmicas. A reportagem é ilustrada pela foto de divulgação do hollywoodiano
    “Estrelas além do tempo”. Naquele filme, racismo, sexismo, machismo e conservadorismo político se juntam
    à alta tecnologia beligerante da Guerra Fria. Nada mais representativo do mundo das ciências. O mundo
    [5] que tem a razão como seu alicerce. A mesma qualidade que sustenta nossas percepções vulgares sobre o
    comportamento masculino. Homem => razão => civilização => branquitude => ciência => verdade. Equação que
    não apareceu nos infindos cálculos das protagonistas do filme, mas que definiu calculadamente o silêncio que
    se instituiria sobre a participação crucial daquelas mulheres na “corrida espacial”.
    Mais de meio século separam “Estrelas além do tempo” e a matéria do jornal El País. Neste ínterim,
    [10] sociedades de matriz ocidental assistiram ao crescimento dos movimentos identitários, dentre estes, o
    movimento feminista, manifestado em diferentes correntes políticas e de luta, mas com um elemento em
    comum: contestar o lugar naturalizado de opressão que justificava politicamente a desigualdade entre homens
    e mulheres. Naquele momento ainda não se falava em gênero como categoria de análise social. Mesmo no
    campo dos estudos feministas, trabalhava-se muito mais com a categoria “mulher”.
    [15]   Mais recentemente […] as feministas começaram a utilizar a palavra “gênero” mais seriamente, no sentido
    mais literal, como uma maneira de referir-se à organização social da relação entre os sexos […] Historicizar o uso
    de um termo com a potência política e contestatória da categoria gênero é importante para que entendamos
    por que, no presente, estamos assistindo a um recrudescimento conservador que procura realocar no campo
    da natureza as desigualdades sociais. […]
    [20]   Pensar em gênero por esse prisma é ampliar para além do corpo, da anatomia e do biológico as
    experiências femininas e masculinas, percebendo que construímos nosso gênero de forma relacional, ou seja,
    nas relações sociais, as quais abarcam as instituições pedagogizantes (família, escola, igrejas), de forma que
    somos orientadas e orientados pelos valores hegemônicos de cada tempo e lugar, sejam para reiterar esses
    valores ou para enfrentá-los.
    [25]   Uma das maneiras de se fazer esses enfrentamentos passa, justamente, pela forma de se construir
    conhecimento, quer dizer, propor outras maneiras de se pensar o mundo, as relações humanas e, assim,
    de fazer ciência. Esse lugar assegurado de produção de verdades passa a ser contestado pelos discursos
    feministas. […]
    O potencial iconoclasta do conceito de gênero se evidencia desde os escritos seminais de Simone de
    [30] Beauvoir, ainda que ela não tenha se valido dele para denunciar a ciência como um discurso masculinista.
    Discurso este que construiu “a representação do mundo, como o próprio mundo (…). Eles [os homens] os
    descrevem do ponto de vista que lhes é peculiar e que confundem com a verdade absoluta”. De forma que
    esses enunciados, de verdade, legitimaram posições de senso comum que colocam, até o presente, as mulheres
    como incomensuravelmente distintas dos homens, como seu “outro”, exterior e inferior a eles mesmos. […]
    [35]   Os homens criam os mitos da cultura ocidental e, entre estes, está o mito da Mulher, acompanhado
    também pela mitologia comum das “figuras masculinas convencionais”. Assim, a humanidade é dividida em
    duas classes, criando-se, como diz Beauvoir, um tipo de “conceito platônico” da noção de Mulher – uma Ideia
    ou Verdade transcendental imutável: “Assim, à existência dispersa, contingente e múltipla das mulheres, o
    pensamento mítico opõe o Eterno Feminino único e cristalizado”. Esse mito é fruto de relações de poder e se
    [40] constrói para servi-las, pois como afirma Beauvoir de forma contundente: “Poucos mitos foram mais vantajosos
    do que esse para a casta dominante: justifica todos os privilégios e autoriza mesmo abusar deles”.
    O que os feminismos, em suas distintas expressões políticas, vêm propondo é altamente desestabilizador
    do status quo. Se a ciência tem se constituído como o discurso hegemônico do ocidente para propor soluções,
    articular análises sobre fenômenos diversos e instituir verdades sobre o mundo, entende-se que enfrentar
    [45] criticamente essas verdades, denunciando seus vícios de origem e suas lacunas silenciadoras, desestabiliza
    privilégios, mas, mais que isso, exige que desenvolvamos outro vocabulário para falar do presente.

     

    VOCABULÁRIO

    Alijamento: exclusão.

    Epistemologia: estudo sobre conhecimento científico seus diferentes métodos, suas teorias e práticas; teoria da ciência.

    Beligerante: que está em guerra.

    Recrudescimento: aumento; intensificação.

    Iconoclasta: oposição à tradição.

    Status quo: estado vigente; contexto atual.

    Fonte: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 02 abr. 2018.

    A ilustração abaixo faz parte do projeto “Coisa de Mulher”. Segundo Raquel Vitorelo, artista que criou o projeto em 2015, a proposta “consiste na criação de ilustrações que buscam resgatar e homenagear mulheres históricas, mostrando que ‘coisa de mulher’ é muito mais do que somos levados a acreditar, trazendo assim evidência de que a história é construída por mulheres de todos os tipos, em todas as áreas do conhecimento, do esporte e das artes”

    Considerando as possíveis relações entre a campanha “Coisa de Mulher” e o texto, avalie as afirmações abaixo.

     

    I- A ilustração, ao utilizar como slogan a expressão “coisa de mulher”, opõe-se à noção de gênero apresentada no texto, pois reafirma que existem papéis exclusivamente femininos.

    II- Assim como no texto, a referência a Simone de Beauvoir na ilustração problematiza a noção naturalizada acerca do que é ser mulher, mostrando que essa é uma construção histórica e social.

    III- A campanha “Coisa de mulher” estabelece uma relação de confronto com o mito da Mulher, trazendo, por meio de suas ilustrações, a “existência múltipla das mulheres” em oposição ao “Eterno Feminino único e cristalizado”.

     

    Julga-se como correto o que se apresenta em:

    Correta

    Incorreta

  3. Question 3 of 3
    3. Question

    Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum

    destino biológcio, psíquico, ecnômico define a forma

    que a fêmea humana assume no seio da sociedade;

    é o conjunto da civilização que elabora esse produto

    intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.

    BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

    Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a)

    Correta

    Incorreta

Seu progresso

Questões ENEM 2019
  • Questão 48
  • Questão 50
  • Questão 51
  • Questão 58
  • Questão 65
  • Questão 67
  • Questão 74
  • Questão 75
  • Questão 76
  • Questão 78
Pensadores
  • Platão
  • Thomas Hobbes
  • Simone de Beauvoir
  • Aristóteles
  • Maquiavel
  • Hannah Arendt
  • Michel de Montaigne
  • René Descartes
  • Kant
Assuntos
  • O Nascimento da Filosofia
  • Ética
  • Helenismo
  • Racionalismo x Empirismo
Retornar para > Filosofia

Cursos

  • Sociologia

  • Física

  • Atualidades

  • Português

  • Redação

  • Hist. Brasil

  • Hist. Geral

  • Filosofia

  • Geografia

  • Biologia

  • Química

  • Matemática

X Fechar