Primeiro desafio de redação NOENEMBR, Para a correção, envie sua correção no grupo de whatsapp. PS. Só algumas serão corrigidas.
PROPOSTA DE REDAÇÃO.
Olá, seja bem-vindo ao nosso primeiro desafio de redação do site NOENEMBR. Leia os textos motivadores e com base nos seus conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade de escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: A vontade de ser “alguém”. Como Youtubers incentivam o sonho da fama.
Leia parte da reportagem – Revista Veja, 5 ago, 2016
Três jovens conversam, excitados, em um corredor da casa de eventos Theresina Hall, na capital do Piauí. Um adolescente diz: “Se eu tossir, meu coração vai sair pela boca”. A garota ao lado gaba-se: “Conheço o Whindersson desde quando ele era nada”. Seu amigo, então, retruca: “Mas foi uma amiga sua que apresentou você pra ele”. Não ligou o nome à pessoa? “Whindersson” é Whindersson Nunes, humorista piauiense de 21 anos — hoje o maior fenômeno individual brasileiro do YouTube. Quando, enfim, ele surge, a plateia perde o chão. Garotos com o mesmo corte de cabelo do comediante — a franja alisada jogada para a direita — se empurram para chegar perto dele primeiro. Groupies vestidas com camisetas onde se lê “Nordestinas de Whin” se jogam em busca de um abraço ou, talvez, de um beijo. Políticos se esgueiram entre a molecada para tirar uma selfie, quem sabe gravar um vídeo rápido, para postar em suas redes sociais. Um grupo se destaca ao exibir blusas com os dizeres: “Fazemos parte dos 10 milhões”.
(Laílson Santos/VEJA)Texto II
Crianças à frente de canais no YouTube fazem sucesso na web

Bel (esq.), Isaac do vine e Julia Silva são algumas das crianças que fazem verdadeiro sucesso no YouTube. Fotos: YouTube/Reproducao da Internet
Em uma época onde está cada vez mais comum interagir por meio das redes sociais, crianças do mundo todo – inclusive do Brasil – vêm se destacando ao mostrarem que, apesar do tamanho, têm muito o que dizer sobre diversos assuntos. Claro que com uma ajudinha do YouTube, site de vídeos que agrega cada vez mais conteúdo dos pequenos, que falam como gente grande. Imagine contar suas viagens, brincadeiras e até dar dicas de jogos e maquiagem para gente da sua idade. Esse é o foco do canal de Julia Silva, de 10 anos. Ela é de Minas Gerais e uma das mais populares “youtubers mirins” do país com vídeos que somam mais de 200 milhões de visualizações. O que começou como uma forma de manter contato com o pai – que havia se mudado para a França a trabaalho – virou uma febre entre os brasileirinhos. A frase “oi, pessoal”, que inicia todos os vídeos, já virou uma marca registrada.
E ai está preparado para o desafio? Escreva o texto contendo até 30 linhas e envia para o grupo. Algumas redações serão corrigidas. Talvez façamos isso ao vivo, quem sabe a sua não entra? Vamos lá.