1ª lei de Mendel

Qual a sua reação?
Essa foi fácil
Essa foi fácil
0
Mais um ponto
Mais um ponto
0
Consegui acertar
Consegui acertar
0
Rindo de nervorso
Rindo de nervorso
0
Tenho que estudar
Tenho que estudar
0
Quase desistindo
Quase desistindo
0

 

Questão 120

Qual a sua reação?
Essa foi fácil
Essa foi fácil
0
Mais um ponto
Mais um ponto
0
Consegui acertar
Consegui acertar
0
Rindo de nervorso
Rindo de nervorso
0
Tenho que estudar
Tenho que estudar
0
Quase desistindo
Quase desistindo
0

ENEM 2021 – No outono, as folhas das árvores mudam de cor, de verde para tons de amarelo, castanho, laranja e vermelho. A cor verde das folhas deve-se ao pigmento clorofila. Nas plantas de folhas caducas, a produção de clorofila diminui e o tom verde desvanece, permitindo assim que outros pigmentos, como o caroteno, de coloração amarelo-alaranjado, e a antocianina, de tons avermelhados, passem a dominar a tonalidade das folhas. A coloração observada se dá em função da interação desses pigmentos com a radiação solar.

Resolução em vídeo logo abaixo da questão

Conforme apresentado no espectro de absorção, as moléculas de clorofila absorvem a radiação solar nas regiões do azul e do vermelho, assim a luz refletida pelas folhas tem falta desses dois tons e as vemos na cor verde. Já as antocianinas absorvem a luz desde o azul até o verde. Nesse caso, a luz refletida pelas folhas que contêm antocianinas aparece conforme as cores complementares, ou seja, vermelho-alaranjado.

No outono, as folhas das árvores mudam de cor

Em qual faixa do espectro visível os carotenos absorvem majoritariamente?

a)Entre o violeta e o azul.
b)Entre o azul e o verde.
c)Entre o verde e o amarelo.
d)Entre o amarelo e o laranja.
e)Entre o laranja e o vermelho.

Ver Gabarito Gabarito: Item A

Questão 120: ENEM 2021 – Biologia
Correção: Antonio Mendonça

Resolução em vídeo questão 147 – ENEM 2021 – No outono, as folhas das árvores mudam de cor

Outras questões que você pode resolver

ENEM 2021 – Questão 120 – Física
ENEM 2021 – Questão 118 – Física
ENEM 2019 – Questão 98 – Física
ENEM 2020 – Questão 131 – Química
Gabarito ENEM 2016 – Questões comentadas
ENEM 2014 – Questão Matemática

Siga-nos em nossas redes sociais.

Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Questão 04

Qual a sua reação?
Essa foi fácil
Essa foi fácil
0
Mais um ponto
Mais um ponto
0
Consegui acertar
Consegui acertar
0
Rindo de nervorso
Rindo de nervorso
0
Tenho que estudar
Tenho que estudar
0
Quase desistindo
Quase desistindo
0

(UFRGS 2015)Observe as figuras abaixo. Considere as seguintes afirmações sobre o processo escravista no Brasil.

Resolução em vídeo logo abaixo da questão

UFRGS 2015 observe as figuras abaixo

 

(UFRGS 2015) Observe as figuras abaixo. Considere as seguintes afirmações sobre o processo escravista no Brasil.

I – As relações sociais entre senhores e escravos, no Brasil, eram definidas pelo equilíbrio de poder estabelecido pela miscigenação, conferindo à experiência histórica brasileira o caráter de “democracia racial”.

II – Os africanos deportados da África para a América desenvolveram mecanismos de sociabilidade, constituindo famílias e formas de identidades sociais.

III- A Lei Áurea, além da emancipação dos escravos, decretava uma série de
benefícios sociais e políticos para os libertos.

Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.

Ver Gabarito Gabarito: Item B


Assunto: Escravidão Negra no Brasil
Correção: Professora Nanda Mota

Conteúdos Sugeridos

Aula sobre Escravidão Negra

Siga-nos em nossas redes sociais.

Youtube
Facebook
Instagram
Twitte

Questão 03

Qual a sua reação?
Essa foi fácil
Essa foi fácil
1
Mais um ponto
Mais um ponto
0
Consegui acertar
Consegui acertar
0
Rindo de nervorso
Rindo de nervorso
0
Tenho que estudar
Tenho que estudar
0
Quase desistindo
Quase desistindo
1

Foto de Militão, São Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org). História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997. (Foto: Reprodução/Enem)

ENEM – Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?

Resolução em vídeo logo abaixo da questão

A – O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.

B – A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.

C – O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.

D – A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.

E – A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.

Ver Gabarito Gabarito: Item C

Assunto: Escravidão Negra no Brasil
Correção: Professora Nanda Mota

Resolução em vídeo questão ENEM – Que aspecto histórico da escravidão …

Aulas e questões sugeridas

Imperialismo e Neocolonialismo
ENEM 2019 – Questão 87 – Sociologia

Siga-nos em nossas redes sociais.

Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

 

Questão 02

Qual a sua reação?
Essa foi fácil
Essa foi fácil
0
Mais um ponto
Mais um ponto
0
Consegui acertar
Consegui acertar
0
Rindo de nervorso
Rindo de nervorso
0
Tenho que estudar
Tenho que estudar
0
Quase desistindo
Quase desistindo
0

UNISC 2012  – Sobre o instituto da escravidão que existiu legalmente no Brasil, durante os períodos colonial e imperial, é correto afirmar que ( , )

Resolução em vídeo logo abaixo da questão

I- Os negros se adaptaram muito bem ao trabalho cativo. Enquanto, na África, passavam fome e miséria, no Brasil, recebiam alimentação, habitação e vestuário, o que lhes proporcionou ascensão social.
II- Os índios não foram utilizados nas lavouras de canade-açúcar e de café porque eram inaptos para o trabalho. Eram fisicamente fracos para atividades pesadas e excessivamente indolentes e preguiçosos.
III- O escravismo dos tempos modernos superou, em muito, o greco-romano. Em termos gerais, na América negreira, o cativo conheceu condições de existência bem mais desumanas do que na Antiguidade.
IV- Embora a escravatura fosse oficialmente abolida em 1888, atualmente, ainda ocorrem no Brasil e em vários países do mundo formas de trabalho consideradas escravistas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa II está correta.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Ver Gabarito Gabarito: Item D

Assunto: Escravidão Negra no Brasil
Correção: Professora Nanda Mota

Resolução em vídeo questão UNISC 2012  – Sobre o instituto da escravidão que existiu legalmente no Brasil,

Ex 1: Escravidão negra

Siga-nos em nossas redes sociais.

Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Questão 01

Qual a sua reação?
Essa foi fácil
Essa foi fácil
1
Mais um ponto
Mais um ponto
0
Consegui acertar
Consegui acertar
1
Rindo de nervorso
Rindo de nervorso
0
Tenho que estudar
Tenho que estudar
0
Quase desistindo
Quase desistindo
0

UEG 2013/1 – O caso de uma Rosa Gomes, escrava do alferes José Gomes de Barros. Muita conhecida no tempo […], a escrava diligente havia juntado pecúlio para comprar quatro escravos a crédito, incluindo uma mãe e filho. No entanto o alferes, seu senhor, não ajustava preço para a Rosa comprar a própria liberdade, lançando valores fantásticos, irreais. Luís da Cunha, em ordem pública, interveio na pendenga, forçando José Gomes de Barros a contratar com justeza a alforria da escrava, apontando-lhe vilmente incorrer em ludibrio de sua honra e do caráter de alferes da companhia de nobreza por agir erradamente com a serva.

Resolução em vídeo logo abaixo da questão

BERTRAN, Paulo (Org.). Notícia geral da Capitania de Goiás. Goiânia: UCG/UFG, 1996. p. 23-24.

O fato citado aconteceu em Vila Boa de Goiás, em 1783, durante a administração do governador Luís da Cunha Menezes. Ele demonstra que, na sociedade goiana do século XVIII, havia

a) uma concepção de escravidão que permitia ao escravo negro uma considerável margem de ação econômica.

b) uma concepção de escravidão que se legitimava não apenas na coerção física, mas também no direito consuetudinário.

c) um modelo de administração pública na qual o governador das capitanias era uma figura meramente decorativa.

d) um modelo de escravidão marcado pela concepção de que o escravo era juridicamente similar a um animal de carga.

Gabarito: Item A

Assunto: Escravidão Africana no Brasil
Correção: Professora Nanda Mota.

Assuntos abordados
– Quando inicia a Escravidão africana no Brasil?
– Lógica do uso de mão de obra africana.
– O que foi a Região das Minas Gerais?
– Fim das capitanias hereditárias.

Aulas relacionadas

Conjuração Baiana

Siga-nos em nossas redes sociais.

Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Carboidratos, Parte II

Qual a sua reação?
Essa foi fácil
Essa foi fácil
0
Mais um ponto
Mais um ponto
0
Consegui acertar
Consegui acertar
0
Rindo de nervorso
Rindo de nervorso
0
Tenho que estudar
Tenho que estudar
0
Quase desistindo
Quase desistindo
0
O que são carboidratos?

Na segunda parte da videoaula sobre carboidratos, você aprenderá termos essenciais para quem vai fazer ENEM e vestibulares. Aprenda conceitos como O que é ligação glicosídica, O que são monossacarídeos e outros termos importantes para se preparar para o ENEM na área de biologia. Veja a seguir a lista de conteúdo desta videoaula.

O que você vai aprender neste vídeo?
– Diferença entre alimento e nutriente
– Para que servem os carboidratos?
– O que acontece quando ingerimos carboidratos?
– Grupos de carboidratos.
– O que são Monossacarídeos?
– Glicose
– Frutose
– O que são Dissacarídeos?
– Sacarose
– Lactose
– O que é a ligação Glicosídica?
– O que é maltose?
– O que são polissacarídeos?
– O que é Amido?
– O que é Glicogênio?
– O que é Celulose?

Questões sugeridas

ENEM 2020 – Questão 108 – Biologia
ENEM 2020 – Questão 108 – Química
ENEM 2021 – Questão 120 – Física: Óptica geométrica

Siga-nos em nossas redes sociais.

Introdução à Genética

Qual a sua reação?
Essa foi fácil
Essa foi fácil
0
Mais um ponto
Mais um ponto
0
Consegui acertar
Consegui acertar
0
Rindo de nervorso
Rindo de nervorso
0
Tenho que estudar
Tenho que estudar
0
Quase desistindo
Quase desistindo
0

Introdução à genética e genética Mendeliana

O que você aprenderá na aula? 

Introdução – Alfabetização científica – O que é a genética? – Características hereditárias – Áreas da genética – Histórico: Aristóteles – Antonie Van Leeuwenhoek e Darwin – Gregor Mendel – DNA – Ácido Desoxirribonucleico – Termos importantes para a genética – O que é genótipo? – O que é fenótipo? – Cromossomos Homólogos – Como se formam os genes – O que são genes alelos? – O que é lócus? – O que são genes dominantes? – Genes recessivos – Homozigose – Heterozigose – Produção de gametas – Regra básica para determinação de gametas – Exercício: Formação de gametas – Resumo – Conceitos de genética – Por que ervilhas? – Cruzamentos – Quadro de Punnet – Conclusões Mendelianas.

Dica: Utilize os capítulos do vídeo.

Conteúdo relacionado

ENEM 2020 – Questão 150 – Matemática
ENEM 2020 – Questão 115 – Biologia
ENEM 2019 – Questão 110 – Biologia

Siga-nos em nossas redes sociais.

Youtube
Facebook
Instagram
Twitter