Para este estudo, precisamos diferenciar encontros vocálicos e encontros consonantais.
Encontros vocálicos, como o nome já diz é o encontro de vogais ou de uma vogal com semivogais sem consoantes entre elas. Voltando ao ensino fundamental lembramos que existem três tipos de encontros vocálicos, são eles: Hiato, ditongo e tritongo.
Hiato é o encontro entre duas vogais só que em sílabas distintas. Veja o exemplo: Saída (sa-í-da), afiado (a-fi-a-do), ciúme (ci-ú-me)
Ditongo é o agrupamento de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, não importando a ordem desse encontro. É importante lembrar que existem alguns tipos de ditongos.
Ditongo Crescente.
Quando se junta uma semivogal com uma vogal nesta ordem. Para fins didáticos, dizemos que há um crescimento sonoro na pronúncia da sílaba. EX Quadro (Qua-dro), Água (Á-gua), Glória (Glo-ria).
Ditongo decrescente:
É um encontro de uma vocal com uma semivogal nesta ordem. Para fins didáticos dizemos que há um decaimento sonoro na pronúncia da sílaba. EX: caixa, Paula, mão.
Além destas duas classificações de ditongos, há os ditongos orais (ex: Pai, outro) e os nasais (ex: mão, põe).
Tritongo ocorre quando uma vogal está entre duas semivogais na mesma sílaba. Ex: Uruguai, iguais, enxaguem.
Os tritongos podem ser:
Tritongos orais: Uruguai, quaisquer, enxaguei.
Tritongos nasais.
Quão, enxaguem, saguões.
Encontros consonantais.
É o encontro de consoantes sem vogais intermediárias. Podem estar na mesma sílaba (ex: Blu-sa) ou em sílabas separadas (rit-mo).
Tópico anteriorPróximo Tópico